RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Empresas com dívidas podem ser excluídas do Simples Nacional; veja como regularizar

Paraíba reforça prazo de adesão ao Simples Nacional
Foto: Reprodução

As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional que têm pendências precisam regularizar a situação junto à Receita Federal. Segundo a instituição, mais de 1,8 milhão de pequenos negócios foram notificados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, sendo mais de 1,1 milhão de MEIs e cerca de 750 mil MEs e EPPs. Ainda segundo o órgão, as dívidas somam R$ 26,7 milhões.

As notificações foram feitas através do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN). As pequenas empresas que têm débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional receberam os Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências.

Os documentos podem ser acessados tanto pelo portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN (utilizando código de acesso do Simples Nacional), ou pelo portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, via acesso Gov.BR (conta nível prata ou ouro ou certificado digital). Ao acessar o e-CAC com a conta Gov.BR, será necessário “alterar o perfil” e informar o CNPJ. A regularização pode ser feita através de pagamento à vista ou parcelamento.

Para evitar a exclusão do Simples Nacional, a empresa deve regularizar todos os débitos constantes no relatório de pendências que acompanha o termo de exclusão até o dia 1 de janeiro de 2025. A regularização pode ser feita através de pagamento à vista ou parcelamento.

Se a empresa ou o MEI verificarem que a cobrança está errada, podem fazer a contestação. Para isso, é preciso apresentar a queixa ao delegado de Julgamento da Receita Federal de sua região. Para localizar os contatos do seu Estado, consulte o site das Delegacias de Julgamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS