Enem abre inscrições nesta segunda (27); veja como se inscrever

Enem abre inscrições nesta segunda-feira (27)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Nesta segunda-feira (27), foram abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. A prova é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil, oferecendo vagas em instituições públicas e bolsas ou financiamentos em faculdades particulares.

Leia mais notícias da região aqui

As inscrições vão até o dia 7 de junho, assim como o prazo para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O portal THMais Vale explica tudo que você precisa saber para participar do Enem 2024, veja abaixo:

Como se inscrever?

Os candidatos devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 7 de junho. Para realizar a inscrição, é necessário ter o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

Para participar da prova é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 85, até 12 de junho. Ela pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Vale lembrar que alguns grupos têm direito a isenção da taxa de inscrição. Mas, mesmo estes candidatos precisam realizar a inscrição. Caso contrário, não poderão realizar a prova.

Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição?

Candidatos que:

  • Estejam no terceiro ano do ensino médio na rede pública;
  • Tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou sido bolsista integral na rede privada e possua renda per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • Se enquadrem na situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, possuindo Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.

Para que serve o Enem?

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Inep. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Como funciona a prova?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas nos dias 3 e 10 de novembro, em unidades educacionais espalhadas pelo país.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.

Além de uma prova de redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS