A Escola de Samba Unidos Do Álcool conquistou na tarde desta terça-feira (13) o tetracampeonato do Carnaval de Jacareí 2024. A Escola Estrela Cadente conquistou a segunda colocação e a Luz do Amanhã ficou em terceiro lugar.
Leia mais notícias da região aqui
O tradicional Desfile das Escolas de Samba de Jacareí aconteceu na noite de domingo (11), na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino (altura do Parque da Cidade).
O evento contou com o desfile das cinco agremiações: Estrela Cadente, Unidos Do Álcool, Unidos do Jacarezão, Unidos do Santa Helena e Luz do Amanhã.
Todas as escolas de samba que desfilaram na avenida emocionaram por meio dos sambas-enredo, que exaltaram desde as origens e a cultura africana, a cultura jacairense e outros temas da cultura popular.
Unidos do Álcool
Campeã pelo 4º ano consecutivo, a Unidos foi fundada em 30 de dezembro de 1979 e tem sede entre os bairros Jardim São José e Jardim Paraíba – referência na cultura de Jacareí.
Colecionadora de 10 títulos, sendo campeã dos três últimos desfiles, a tetracampeã Únidos do Álcool, colocou na avenida 400 componentes com o samba enredo “O Canto do Engenho”, que conta a história do povo nagô que disseminou sua cultura em todo solo brasileiro, onde o negro nagô plantou sua raiz e semeou sua tradição.
Carnaval de Jacareí
Rodolfo Pinheiro, cidadão de Jacareí, foi pioneiro do carnaval de rua, quando formou em 1840 junto à Ponte do Paraíba um bloco chamado “Bafo de Onça”.
Clubes como Elvira, Trianon e Ponte Preta realizavam animadas matinês para as crianças enquanto os adultos adentravam as madrugadas, lotando e brincando em seus enfeitados salões. Havia blocos como o “Sangue e Areia” comandado pelo comerciante Romeu de Barros.
Outra tradição era o corso de carnaval, uma passeata dos carros enfeitados pelas ruas. Na segunda metade do século XIX, os bailes com fantasias e máscaras eram realizados em locais fechados, fossem residências ou pequenos clubes. Anos depois, a folia saiu às ruas.