Estudante da Escola THATHI, em Araçatuba, é a única de São Paulo a alcançar a nota máxima na redação do Enem

Foto: Reprodução

A estudante Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos, de Araçatuba, é a única candidata do estado de São Paulo a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em todo o país, apenas 12 candidatos atingiram a nota máxima, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (13).

Leia mais notícias da região aqui.

O tema da redação desta edição foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso às universidades.

Aluna da Escola Thathi, Sabrina contou, em entrevista ao programa “E Agora, José?”, da Rádio Cultura FM, que a sua insistência e treino foram fundamentais para o sucesso no exame. Ao longo do ano, ela escrevia uma redação por semana durante as aulas, prática que foi reforçada por simulados e orientações de sua professora de Redação que, segundo a jovem, sempre abordou temas atuais em sala, o que contribuiu muito na hora de escrever o texto.

“Minha preparação começou desde a 1ª série do Ensino Médio e a Escola THATHI sempre foi muito forte em Redação. Quando vi o tema, me senti segura, pois já havíamos trabalhado em sala, inclusive heranças culturais e racismo. Eu escrevia uma redação por semana”, afirmou a jovem.

A aluna usou referências como o livro “Nós Matamos o Cão-Tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana, que retrata a sociedade moçambicana durante a colonização portuguesa, e citou o filósofo Ailton Krenak em seu texto.

Foto: Reprodução/Google Street View

Além da conquista de Sabrina, a Escola THATHI celebrou o desempenho de outros alunos. O diretor André Cefali destacou a dedicação da instituição em preparar os estudantes para desafios como o Enem.

“A ênfase na redação tem elevado o nível das turmas, e estávamos muito confiantes no desempenho da Sabrina e de outros alunos. Esse resultado comprova o trabalho árduo e a excelência da nossa equipe docente, afirmou Cefali, também durante entrevista ao programa “E Agora, José?”, da Rádio Cultura FM.

Sabrina já havia feito a prova do Enem na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio como teste, e também foi bem-sucedida, com notas 920 e 940, respectivamente. A estudante tem o sonho de se formar em Engenharia de Produção e pretende conquistar uma vaga em universidades de São Paulo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS