A Prefeitura de Jacareí descartou a segunda morte por dengue na cidade neste ano após exame do Instituto Adolfo Lutz.
O caso foi confirmado no mês passado. A vítima, um idoso de 74 anos, morreu no dia 21 de janeiro. Ele era morador do bairro Jardim Santa Maria e tinha comorbidades. A morte por dengue acabou sendo descartada após exames clínicos.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria de Saúde de Jacareí, por meio da Vigilância em Saúde, informa que, o município recebeu ontem (7) a informação de que, após as análises clínicas da amostra enviada ao Instituto Adolfo Lutz, o segundo óbito por Dengue foi descartado. A Vigilância em Saúde esclarece que seguiu corretamente os critérios de notificar o óbito com o teste NS1 e sintomas clínicos positivos para Dengue ao Estado”.
Com isso, apenas uma morte por dengue foi confirmada em Jacareí em 2024. Um idoso, de 84 anos, com comorbidades, morador do bairro 1º de Maio.
Nesta quinta-feira (8), Jacareí já contabiliza 2.067 casos positivos de dengue em 2024. Em todo o mês de janeiro de 2023 foram 12 casos e em fevereiro do mesmo ano, apenas 13 casos positivos. A cidade entrou em estado de emergência por conta do aumento do número de casos.
A Prefeitura de Jacareí orienta a população a combater o mosquito da dengue, seguindo as seguintes recomendações:
- Tampe lixeiras, caixas e cisternas de água;
- Guarde potes e garrafas com a boca para baixo;
- Não deixe água acumular em lajes e calhas;
- Lave sempre os potes e recipientes de animais;
- Coloque areia nos pratinhos de vasos e plantas;
- Receba os agentes da área da saúde em sua casa.