Durante toda a terça-feira (4), chuvas intensas atingiram a cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A tempestade causou enchentes em alguns bairros do município e famílias tiveram que deixar suas casas, além de uma ponte ser interditada pelo alto volume das águas.
De acordo com a Prefeitura, uma família do bairro Estufa I e mais quatro famílias do Parque Guarani passaram a noite abrigadas na Escola Municipal Padre José de Anchieta, sendo sete adultos e oito crianças. Uma equipe está no no local avaliando a possibilidade do retorno das famílias que ficaram abrigadas para suas residências.
Já na Escola Municipal Ernesmar, no bairro Folha Seca, quatro pessoas permaneceram na escola sem conseguir retornar para casa devido ao alto nível da água do rio. Além disso, a ponte provisória que dá acesso ao bairro Folha Seca foi interditada ontem pela Defesa Civil como medida de segurança. No entanto, o órgão informou que as famílias devem retornar o mais breve possível para suas casas nesta manhã, pois a água já baixou e é possível fazer a travessia na ponte.
Para garantir a segurança dos moradores do local, ainda nesta manhã, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, acompanhada do engenheiro da Secretaria de Obras, deve fazer uma vistoria para realizar reparos na ponte onde, por enquanto, não é indicada a passagem de veículos.
Em março deste ano, a ponte do bairro Folha Seca foi destruída por fortes chuvas, desde então, moradores utilizam uma passagem provisória construída pelo Exército para acessar à comunidade. Na época, o Governo Estadual anunciou a construção de duas novas pontes no bairro Folha Seca, com previsão de conclusão de três meses, mas até o momento não foram entregues.
Segundo a Prefeitura, foi necessário fazer alterações no projeto enviado pela Defesa Civil Estadual da construção da ponte. Foi feita uma vistoria pelo engenheiro da da Secretaria de Obras e, agora, o processo de licitação já foi iniciado e está em conformidade com os procedimentos legais para a devida contratação de empresa especializada.
Interdições e aulas suspensas
A avenida Rio Grande do Sul, na região central, e a rua Usina Velha, no Perequê-Açu, foram interditadas devido a alagamentos. No Angelim, os moradores também estão com mobilidade reduzida devido ao rio acima do nível.
As aulas na Etec Paula Souza que acontecem na Escola Municipal Anchieta foram suspensas na manhã desta quarta-feira (5), já que está sendo usada de abrigo para as famílias atingidas pelas chuvas.
Na EM Ernesmar, de ensino integral, as aulas também serão suspensas nesta quarta-feira (5) durante todo o período.
Chuvas intensas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de queda de temperaturas e chuvas intensas para o Litoral Norte. Algumas regiões acumulam mais de 100 mm de chuva em 72 horas, o que coloca a cidade em estado de atenção. Os bairros onde há maior índice pluviométrico são Figueira (112.21 mm), Praia Dura (105.7 mm), Itamambuca (101 mm), Perequê-Açu (94.82 mm) e Centro (89.67).
De acordo com previsão do Governo Estadual, a tendência é que o tempo ainda siga instável sobre a região de Ubatuba, com bastante circulação de umidade sobre a região, com chuva fraca persistente em intervalos isolados, com possibilidade de aumento de intensidade. Apesar dos modelos não indicarem volumes expressivos, diante de todo cenário referente à chuva que já ocorreu ontem e com a possibilidade de se estender nesta quarta-feira (5), a situação pode caminhar para possíveis transtornos em algumas áreas de risco.
A Defesa Civil de Ubatuba segue acompanhando a situação em toda a cidade.