RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Festas juninas devem impulsionar vendas no comércio da região em junho

A movimentação ocorre em função das diversas quermesses e celebrações em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, comuns em igrejas, escolas, clubes, condomínios e até reuniões familiares.

Festas juninas devem impulsionar vendas no comércio da região em junho
Foto: Divulgação/Sincovat

As tradicionais festas juninas devem aquecer a economia do Vale do Paraíba e Litoral Norte neste mês de junho. De acordo com estimativa do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat), a expectativa é de um crescimento de 7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia mais notícias da região aqui.

A movimentação ocorre em função das diversas quermesses e celebrações em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, comuns em igrejas, escolas, clubes, condomínios e até reuniões familiares.

Os setores mais beneficiados, segundo o Sincovat, são os supermercados – com aumento na procura por itens como milho, amendoim, pipoca, leite de coco, doces e bebidas típicas como quentão e vinho quente – além de lojas de doces, artigos de festas, papelarias, fantasias e vestuário. Camisas xadrez, vestidos caipiras, chapéus de palha e botas estão entre os itens mais vendidos.

“A cada ano que passa, as festas juninas são celebradas com mais entusiasmo em várias cidades da nossa região. Isso movimenta o comércio e impulsiona diferentes setores”, disse Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Preços: milho e arroz mais baratos, leite condensado mais caro

Com base nos dados mais recentes do IBGE, o Sincovat fez um levantamento sobre a variação de preços dos principais ingredientes das festas juninas. O milho teve alta de apenas 0,82% nos últimos 12 meses, enquanto o fubá caiu 4,24%. Já o arroz apresentou queda de 12,07%, o que favorece receitas como arroz-doce.

Por outro lado, o leite longa-vida subiu 5,49% e o leite condensado, 8,01%. O preço do vinho subiu 4,64%, enquanto maçã e abacaxi, usados no preparo do vinho quente, variaram 0,5% e 5,51%, respectivamente. Leite de coco e balas também tiveram alta acima da inflação.

Apesar das variações, a análise do sindicato indica um certo equilíbrio entre os produtos com aumento e queda de preços. A dica é pesquisar e usar a criatividade na hora de preparar os quitutes típicos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS