Festival de Inverno de Campos do Jordão divulga programação 2024

festival de inverno de campos do jordão
(Foto: Íris Zanetti)

O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 54ª edição em 2024. Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o festival acontece de 29 de junho a 28 de julho na Suíça Brasileira e na capital paulista.

Leia mais notícias da região aqui

Serão mais de 60 concertos neste ano, todos eles com entrada gratuita e distribuídos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos, e também nos dias 8 e 9 de julho); e a Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos).

A capital paulista também terá uma agenda de apresentações diversa: na Sala São Paulo, as apresentações acontecem aos sábados e domingos na Sala de Concertos e, na segunda metade do Festival, na Sala do Coro, entre segunda e sexta-feira. Uma novidade desta edição é a parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que receberá não só o Módulo Pedagógico do evento, como alguns recitais na primeira quinzena de julho, no Auditório Escola Americana e no Auditório Ruy Barbosa, ambos no campus Higienópolis (entre segunda e sábado, com ênfase em performances de Artistas do Festival).

Considerado o “coração” do Festival, o Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: são 119 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante um mês, os alunos terão atividades de Prática de Orquestra, Música de Câmara, Música Antiga e Camerata, além de integrarem a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach (de Música Antiga) e a Camerata do Festival, com diversos concertos agendados em todos os palcos.

Programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão

A programação artística em Campos do Jordão contará com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) no concerto de abertura, no dia 29 de junho. O destaque é para apresentações de três grupos sinfônicos de fora do Brasil: a Orquestra Sinfônica de Ñuble, do Chile, no dia 7 de julho; a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu, do Uruguai, no dia 19 de julho; e a Sinfônica Nacional da Colômbia, no dia 26 de julho.

Do Brasil, marcam presença novamente nomes como a Orquestra Jovem do Estado (Ojesp) e a Orquestra Experimental de Repertório (OER), ambas no dia 30 de junho; a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), no dia 5 de julho; e a Sinfônica Municipal de Campinas, no dia 21 de julho.

Na agenda dedicada à música de câmara, também haverá duas atrações internacionais: os ingleses do Quarteto Piatti, que apresentam um emocionante programa com música dedicada às Américas, no dia 12 de julho; e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, que vem de Genebra, na Suíça, e desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas, no dia 9 de julho.

A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.

Módulo Pedagógico

O Festival receberá, ao todo, 137 alunos e 65 professores. Nesta edição os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata, em um total de aproximadamente 1.200 horas-aula. Os maestros convidados serão os brasileiros Luis Otávio Santos (com a Orquestra Bach do Festival em repertório dedicado às suítes de Bach), o italiano Lorenzo Tazzieri (regendo a Camerata do Festival no programa Gala Puccini), e, à frente da Orquestra do Festival, dois maestros: o chileno Maximiano Valdés e o brasileiro Marcelo Lehninger.

Com a Orquestra do Festival, os bolsistas atuarão em programas que incluem o balé O Pássaro de Fogo, de Stravinsky no dia 20 de julho; e La Mer, uma das obras-primas de Claude Debussy, em 27 de julho. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica no dia 27 de julho.

A agenda programada para a Sala São Paulo terá apresentações da Orquestra Sinfônica de Ñuble, no dia 6 julho; e da Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu, no dia 20 julho; da Orquestra Bach do Festival, no dia 7 julho; e da Camerata do Festival, em 14 de julho. Três performances da Orquestra do Festival na Sala São Paulo terão transmissão ao vivo no YouTube do Festival, nos dias 7, 21 e 28 de julho.

Como também é tradição, ao final do evento haverá a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico-bolsista de maior destaque do evento.

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

| SERVIÇO |

54º Festival de Inverno de Campos do Jordão

  • Data: 29 de junho a 28 de julho de 2024
  • Entrada: gratuita
  • Locais: Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ingressos: retirada neste link três dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa).
  • Observação: há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e Auditório Claudio Santoro. Eles estarão disponíveis 1h antes dos concertos.
  • Capela São Pedro Apóstolo: distribuição de ingressos presencial, 1h antes, na entrada da Capela (limitada a dois por pessoa).
  • Parque Capivari: entrada livre.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS