O Santuário Nacional de Aparecida recebe, desde as primeiras horas do dia, milhares de fiéis para a celebração da Sexta-Feira Santa. A data marca, para os católicos, o dia da crucificação de Cristo. A programação iniciou às 5h, desta sexta-feira (7), e segue até o domingo de Páscoa.
O dia começou com a tradicional Via-Sacra no Morro de Cruzeiro, onde os fiéis percorrem as 14 estações espalhadas ao longo do percurso de 900 metros até o altar onde fica a escultura de Jesus. O local recorda os últimos momentos da vida de Cristo.
PÓS COVID
A Basílica não divulgou a expectativa de público. Este ano, não haverá restrições em função da pandemia. De acordo com a administração do Santuário, cerca de 250 mil fiéis frequentaram o local durante a semana do período litúrgico nos últimos anos antes do início da pandemia, quando teve que parar de receber os católicos por conta da contaminação pela Covid-19.
Este é o segundo ano consecutivo que o Santuário vai receber os fiéis, por isso, preparou uma programação extensa com várias celebrações e uma procissão no domingo de Páscoa.
NOVIDADE
Pela primeira vez, o Santuário Nacional complementa a experiência de fé vivida pelos devotos na Semana Santa com a apresentação do Auto da Paixão. A encenação ocorre em três datas: 4, 5 e 7 de abril, sempre às 19h30, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. O evento será gratuito, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar.
Veja a programação completa:
Sexta-feira (7)
- 9h-Meditação da Via-Sacra
- 12h- Sermão das Sete Palavras
- 15h- Celebração da Paixão do Senhor Morto
- 18h- Procissão do Senhor Morto
Sábado (8)
- 20h- Solene Vigília Pascal
Domingo (9)
- 06h30- Procissão da Ressurreição
- 8h- principal missa do dia
- Missas acontecem às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.