O final de semana será marcado por variação de nebulosidade e leve queda nas temperaturas em toda a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, segundo a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo litoral paulista influencia o clima nos próximos dias, trazendo instabilidades principalmente para a faixa litorânea.
Leia mais notícias da região aqui.
Nesta sexta-feira (6), o céu permanece mais nublado do que nos dias anteriores, com possibilidade de garoa em pontos isolados no interior do Vale, especialmente no fim da tarde e à noite. As temperaturas também caem em comparação à quinta (5), com máximas entre 23°C e 24°C na maior parte da região. No Litoral Norte, a nebulosidade é mais persistente, com maior chance de pancadas de chuva.
No sábado (7), o tempo segue instável no litoral e parcialmente nublado no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira. A previsão é de sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 22°C e 24°C. As mínimas devem oscilar entre 15°C e 16°C. Apesar da instabilidade ser menor, ainda não está descartada a ocorrência de pancadas fracas e pontuais ao longo do dia, principalmente no fim da tarde.
Já no domingo (8), os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante norte, o que deve elevar as temperaturas, que podem atingir até 28°C em algumas áreas. A aproximação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, no entanto, favorece a formação de pancadas de chuva em grande parte da região durante a tarde e a noite. No Vale Histórico, a chuva pode chegar apenas no fim do dia, mas há chance de o tempo fechar já a partir do meio-dia em outros pontos.
Na segunda-feira (9), o cenário muda com a chegada de uma nova massa de ar frio. O tempo deve ficar mais fechado, com chuvas ao longo do dia e queda nas temperaturas. As máximas ficam entre 20°C e 22°C. Na terça-feira, o frio se intensifica, com previsão de céu encoberto, poucas aberturas de sol e mínimas que podem chegar a 10°C em áreas da Serra da Mantiqueira.



