O foco de incêndio que havia começado no último domingo (1), em Cunha, no Vale do Paraíba, voltou a ficar ativo nesta quinta-feira (5). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o incêndio havia sido instinto na quarta-feira (4), restando apenas fumaça no local.
O foco iniciou com uma queimada no Parque Estadual da Serra do Mar e chegou a atingir aproximadamente 300 mil m² até terça-feira (3), o que corresponde a 42 campos de futebol. No momento, ainda não se sabe qual a proporção da nova área atingida, já que as equipes da Defesa Civil ainda estão em atendimento.
Em São Paulo, a Defesa Civil prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até sexta-feira (6) e segue com o monitoramento pelo Mapa de Risco de Queimadas. Nesta quinta, outras 11 cidades sofreram focos de incêndio, além de Cunha.
Parque fechado
O Parque Estadual da Serra do Mar foi fechado temporariamente no último domingo (01) pela Fundação Florestal pelo alto risco de incêndio. A medida busca a proteção das áreas naturais e é válida até o dia 12 de setembro. O Governo indica que a decisão pode ser revisada conforme as condições climáticas e os riscos durante os próximos dias.
Cuidados com a saúde
Alguns cuidados com a saúde precisam ser redobrados neste período. Entre eles estão a hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gustavo Rosa