A quinta‑feira (3) amanheceu com céu fechado, chuva fraca intermitente e sensação de frio em todo o Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o ar marítimo continua soprando do oceano, mantendo a umidade elevada e temperaturas máximas baixas: entre 17 °C e 18 °C nos vales, perto de 19 °C no litoral e não passando de 11 °C nas áreas mais altas de Campos do Jordão.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém vigilância para escorregamentos no Litoral Norte, onde os acumulados desde terça (1) somam de 40 mm a 70 mm em pontos de encosta.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com aviso de onda de frio para a Serra da Mantiqueira, válido até a madrugada de sexta (4).
Na sexta (4) o cavado que reforça os ventos marítimos começa a se afastar. O céu ainda fica carregado durante a manhã, mas aberturas de sol surgem à tarde, permitindo leve elevação das máximas: até 20 °C ou 21 °C no Vale do Paraíba e em trechos do litoral; na serra, não mais que 12 °C. O ar continua úmido, mas a chuva perde força.
O fim de semana tende a ser mais agradável. O sábado (5) amanhece com neblina nos vales e geada isolada nos pontos mais altos da Mantiqueira, onde os termômetros podem marcar 4 °C ao amanhecer. Depois que a névoa se dissipa, o sol predomina e as máximas sobem para a casa dos 22 °C a 23 °C no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, e 14 °C a 15 °C em Campos do Jordão.
O domingo (6) repete o padrão, com madrugadas frias e tardes amenas, sem previsão de novas frentes frias ou massas polares fortes até, pelo menos, o dia 12.
Segundo o INPE, o período chuvoso mais intenso já passou; agora a região entra em uma sequência de dias estáveis, típica do inverno paulista, alternando entre manhãs geladas e tardes com sol fraco e seco. A recomendação é manter atenção nas rodovias serranas durante as primeiras horas do dia, por causa de nevoeiro e pista molhada, e acompanhar possíveis atualizações dos órgãos de defesa civil para áreas suscetíveis a deslizamentos na costa.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



