A manhã desta quarta-feira (25) foi marcada pelo amanhecer mais gelado do ano em todo o estado de São Paulo — e as regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira não ficaram de fora. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Defesa Civil Estadual, as mínimas registradas nesta madrugada foram as mais baixas de 2025 até o momento.
Leia mais notícias da região aqui.
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, os termômetros chegaram a -0,6°C, com ocorrência de geada, o que já era previsto devido à forte massa de ar polar que passou pela região.
Outras cidades da região também enfrentaram temperaturas extremamente baixas: São Luís do Paraitinga registrou 2,6°C, Taubaté marcou 3,6°C e São José dos Campos variou entre 4 e 5°C, de acordo com os dados das estações meteorológicas.
Apesar do frio intenso nesta quarta-feira, a previsão, segundo o INPE, é de tempo firme e ensolarado durante o dia em toda a região. A frente fria que causou a queda brusca de temperatura já se afastou do estado e se encontra entre o Espírito Santo e o sul da Bahia. Com isso, os ventos passam a soprar do quadrante norte/nordeste, o que vai contribuir para a elevação gradual das temperaturas a partir desta quinta-feira (26).
- No Vale do Paraíba, as mínimas sobem para a faixa dos 12°C a 14°C e as máximas podem atingir até 25°C ou 26°C;
- No Litoral Norte, as mínimas sobem para 17°C a 18°C, com máximas próximas dos 28°C;
- Em Campos do Jordão, o frio continua, mas com menos intensidade: mínimas entre 6°C e 7°C e máximas chegando a 15°C ou 16°C.
Na sexta-feira (27), uma nova frente fria fraca passa pelo litoral de São Paulo e pode aumentar a nebulosidade, principalmente no Alto Vale e na faixa litorânea. Há possibilidade de chuva fraca isolada, mas o tempo volta a abrir a partir da tarde. No sábado e domingo, o sol deve predominar novamente, com temperaturas agradáveis, variando entre 26°C e 28°C de máxima, e mínimas entre 12°C e 15°C, de acordo com o INPE.



