A General Motors (GM) anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões no Estado de São Paulo, com foco nas unidades de São José dos Campos e São Caetano do Sul.
Leia mais notícias da região aqui
O aporte faz parte de um plano maior, de R$ 7 bilhões, que será implementado até 2028 e, inclui a modernização de suas fábricas, o desenvolvimento de novos modelos de veículos e a introdução de tecnologias sustentáveis, como motores híbridos flex.
Em São José dos Campos, a GM opera um complexo industrial com seis fábricas que produzem modelos como a Chevrolet S10 e Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes. O investimento busca atualizar essas operações, com o lançamento de novos modelos e a incorporação de tecnologias avançadas em busca de maior eficiência produtiva.
A planta de São José dos Campos continuará desempenhando um papel fundamental na produção de veículos e componentes para o setor automotivo. O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou que a iniciativa visa ampliar a oferta de veículos híbridos e elétricos, com o objetivo de atender à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no setor de transportes. “Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leves, permitindo que essa nova tecnologia chegue a um maior número de consumidores”, destacou.
Modernização das fábricas
A modernização das fábricas também trará inovações tecnológicas. A GM investirá na criação de uma “Fábrica Inteligente”, com o uso de inteligência artificial para melhorar a qualidade dos processos produtivos, além de aumentar a automação com a instalação de mais de 150 robôs em suas linhas de produção no estado de São Paulo.
Este anúncio coincide com a comemoração do centenário da GM no Brasil, que acontecerá em 2025. Desde sua chegada ao país, a GM produziu mais de 13 milhões de veículos em São Paulo, sendo um pilar da economia local e nacional.
Geração de empregos
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que participou do evento, destacou a importância da manutenção dos empregos e a geração de novas vagas diante do aumento da capacidade produtiva e tecnológica da GM. A expectativa é que esses investimentos impulsionem ainda mais a indústria automotiva brasileira e fortaleçam o papel de São José dos Campos como um centro estratégico no setor.
*Texto de João Vitor Trindade com supervisão de João Pedro Crumo