Greve nos Institutos Federais deve acabar nesta semana

Greve nos Institutos Federais deve acabar nesta semana
(Foto: PMJ)

O Comando Nacional da Greve Docente Federal determinou que a paralisação nos Institutos Federais deve acabar até dia 3 de julho, caso o termo de acordo apresentado pelo Governo Federal seja assinado nesta quarta-feira (26). A saída unificada da greve deve acontecer entre a assinatura do acordo e a data limite definida pelo comando.

A sinalização para o fim da greve, que teve início em 3 de abril, aconteceu neste fim de semana em Brasília, após as assembleias realizadas entre os dias 17 e 21 de junho. A greve já está com duração de quase três meses.

No Vale do Paraíba, os Institutos Federais de São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba e Campos do Jordão aderiram à greve.

Veja a data que cada IFSP da região aderiu a greve:

  • IFSP Caraguatatuba – 19/04
  • IFSP Jacareí – 04/04
  • IFSP São José dos Campos – 03/04
  • IFSP Campos do Jordão – 29/04

De acordo com o SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), neste sábado (22), a suspensão da greve 2024 foi aprovada durante a 193ª Plenária Nacional, tendo como condição as assinaturas dos Termos de Acordo junto ao Governo.

O SINASEFE informou desde o início da paralisação, que o objetivo foi a reivindicação do reajuste salarial dos servidores. Além de outras exigências, como:

  • Reestruturação das carreiras dos técnicos administrativos e docentes;
  • Recomposição salarial;
  • Revogação de todas as normas aprovadas pelos governos Temer e Bolsonaro;
  • Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Assinatura do acordo

No sábado (21), o governo enviou uma proposta unificada do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC).

Sobre a assinatura do acordo apresentado pelo Governo Federal, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) informou que, ainda que os termos da proposta realizada não atendam adequadamente às demandas apresentadas pelos sindicatos, já refletem avanços que só foram possíveis graças ao movimento grevista.

Veja como fica a situação nos Institutos Federais do Vale do Paraíba:

O IFSP Jacareí informou que as aulas retornam a partir desta segunda-feira (24), mas que estarão em funcionamento emergencial até o final do acordo. Os Institutos Federais Caraguatatuba e de São José dos Campos ainda não retornaram com as aulas.

A redação do portal ThMais Vale entrou em contato com o IFSP Campos do Jordão, mas até o momento não teve nenhum retorno.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS