Gripe e covid: atendimento será centralizado na UPA Dr. Thelmo

Atendimento de pessoas com suspeita de gripe e Covid-19 será realizado na UPA Dr. Thelmo a partir de quarta-feira (1º)
Atendimento de pessoas com suspeita de gripe e Covid-19 será realizado na UPA Dr. Thelmo a partir de quarta-feira (1º). / Foto: Divulgação PMJ

O atendimento de pessoas com suspeita de gripe e Covid-19 será realizado na UPA Dr. Thelmo, a partir de quarta-feira (1º). A unidade funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados, e segue todas as normas estabelecidas pela Vigilância em Saúde.

Desde que a Unidade de Retaguarda Covid-19 foi desativada, em dezembro de 2021, os atendimentos de pacientes com suspeita de gripe e Covid-19 estavam sendo realizados na Santa Casa de Jacareí.

“Tanto a Unidade de Retaguarda, quanto a Santa Casa, foram muito importantes para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Jacareí. Agora, com a queda na positividade dos casos e das internações, o atendimento volta para a UPA Dr. Thelmo. Seguimos atentos e monitorando os casos da doença na cidade e, caso preciso, todas as medidas serão tomadas para melhor atender a população”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde.

A UPA Dr. Thelmo fica localizada na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, S/N, na região central de Jacareí.

Caçapava 

A Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica de Caçapava, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, inicia esta semana, a partir de 1º de março (quarta-feira), a Campanha de Vacinação contra a Covid com a Pfizer Bivalente, imunizante produzido a base de cepas atualizadas contra o novo Coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

A nova estratégia segue em paralelo com a estratégia de vacinação em vigor, que tem como objetivo completar o esquema vacinal de toda a população com o imunizante monovalente, abrangendo pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram os reforços (3ª e 4ª dose) da monovalente, além do 1º reforço pediátrico.

Para receber a vacina bivalente, a pessoa precisa ter concluído há no mínimo quatro meses o esquema primário da vacinação contra Covid-19 com as duas doses de Coronavac, de Pfizer, de AstraZeneca ou com a dose única da Janssen.

A vacinação bivalente será realizada em fases, conforme os grupos prioritários indicados pelas autoridades de saúde federais. Nestprimeira fase o público-alvo é formado pelos seguintes perfis:

  • Pessoas com 70 anos ou mais;
  • Residentes de instituições de longa permanência ou abrigos, com 12 anos ou mais, e funcionários dessas instituições;
  • Imunocomprometidos (ver tabela abaixo);
  • Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Abaixo segue a lista de doenças caracterizadas como imunodeficiências segundo o Ministério da Saúde:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maior ou igual 20mg por dia de prednisona, ou equivalente, por maior ou igual 14 dias. Crianças com doses de prednisona, ou equivalente, maior ou igual a 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10kg;
  • Pessoas com uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
  • Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
  • Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS