Nesta quinta-feira (4), as buscas pelo helicóptero desaparecido no Litoral Norte continuam pelo quarto dia. A aeronave com quatro pessoas a bordo sumiu no dia 31 de dezembro, último domingo, durante um voo de São Paulo com destino a Ilhabela.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, cumpre o quarto dia de buscas ao helicóptero, de matrícula PR-HDB. Até o momento, já foram cumpridas aproximadamente 27 horas de voo.
Mesmo prejudicadas pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região, as buscas ocorrem ao longo desta quinta-feira (4), dando continuidade ao trabalho realizado desde a segunda-feira (1º). A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados. O helicóptero ainda não foi localizado.
Buscas
As buscas estão concentradas na região da Serra do Mar e Redenção da Serra, no Vale do Paraíba. A PM informou ainda que Redenção da Serra é uma possível rota que o helicóptero fez antes de desaparecer.
O encontro de um corpo em Natividade da Serra na tarde desta quarta-feira (3) levantou suspeitas de que poderia ser de algum tripulante do helicóptero desaparecido. O corpo, do sexo masculino, estava em estado de decomposição, motivo pelo qual ainda não foi identificado. A perícia foi acionada e foram requisitados exames para identificação da vítima.
No entanto, a Polícia Civil informou que não há nenhum indício de que este episódio tenha qualquer relação com o desaparecimento do helicóptero. O Corpo de Bombeiros também está de prontidão, mas só será acionado caso a FAB ou o Comando de Aviação da PM localizarem indícios do local da queda da aeronave.
Relembre o caso
As quatro pessoas decolaram no Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h15, no último dia do ano para passar o Réveillon em Ilhabela, Litoral Norte, no entanto não chegaram no destino final. As autoridades aéreas e o Corpo de Bombeiros receberam um alerta para uma possível queda de helicóptero modelo Robson 44, com prefixo PRHDB, por volta das 22h40 do mesmo dia.
O piloto, foi identificado como Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos. Duas outras tripulantes Luciana Marley Rodzewics Santos, 45 anos, e sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, teriam sido convidadas por Rafael Torres, um amigo da família, para fazer um “bate e volta” em Ilhabela. Ao todo, são quatro tripulantes na aeronave.
Durante o voo, Letícia enviou um vídeo para o namorado mostrando a condição do tempo. Nas imagens é possível ver bastante nebulosidade, o que pode ter dificultado a visibilidade do piloto. No dia, a aeronave chegou a fazer um pouso de emergência por conta do mal tempo, mas seguiu viagem e depois desapareceu.