Um homem de 20 anos foi preso em flagrante na tarde de terça-feira (24) por importunação sexual dentro de um ônibus na zona sul de São José dos Campos. O crime ocorreu por volta das 16h20, na Avenida Manoel Vieira, no bairro Parque Residencial União.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, uma jovem de 19 anos estava sentada nas últimas fileiras de um coletivo com destino ao centro da cidade, quando o homem embarcou no veículo. Ele aparentava estar confuso e não tinha dinheiro para pagar a passagem, sendo ajudado por uma das passageiras.
Após entrar no ônibus, o suspeito sentou-se atrás da vítima. Diante do comportamento estranho dele, a jovem se sentiu desconfortável e mudou de lugar. O homem então se reposicionou, sentando-se próximo a ela e, segundo o relato, começou a se masturbar, com o órgão genital exposto.
Assustada e chorando, a jovem relatou o ocorrido à cobradora, que avisou o motorista. Ao ser informado de que a Polícia Militar seria acionada, o suspeito tentou fugir, pulando a janela do coletivo. Ele foi contido por populares e pelo motorista de outro ônibus que passava pelo local, sendo imobilizado com uma corda até a chegada dos policiais.
O homem foi levado ao 3º Distrito Policial da cidade, onde foi autuado por importunação sexual. Em depoimento, o suspeito afirmou que havia consumido entorpecentes durante todo o dia e que não se lembrava do que aconteceu.
As testemunhas, incluindo a vítima, a cobradora e o motorista do ônibus, foram ouvidas e confirmaram os fatos. A Polícia Civil solicitou as imagens do circuito interno do ônibus para complementar a investigação.
O caso segue sendo apurado pelas autoridades.
Procurada pelo Portal THMais, o BusVale, consórcio responsável pelas empresas que fazem o serviço de transporte público nas cidades da região, disse que lamenta o incidente e que a “tripulação embarcada recebeu a denúncia de um caso de importunação sexual dentro do coletivo enquanto o carro estava parado na Av. Manuel Vieira e prontamente acionou a Polícia Militar”.
A entidade disse ainda que a Saens Pena “reforça seu compromisso com a segurança dos passageiros e orienta que casos de importunação sejam comunicados imediatamente ao motorista ou às equipes no Terminal Central. Os colaboradores são treinados para atuar nessas situações. Além disso, recomenda-se o registro de um Boletim de Ocorrência”.



