Ilhabela quer implantar novo sistema de transporte aquaviário; veja como vai funcionar

Transporte Aquaviário: Aquabus passam por teste operacional em Ilhabela
(Foto: Prefeitura de Ilhabela)

A Prefeitura de Ilhabela realiza testes operacionais para a implantação de um novo sistema de transporte aquaviário na cidade, chamado de “Aquabus”, que deve entrar em operação em breve. A gestão não informou uma data certa par ao início da operação.

Leia mais notícias da região aqui

Inicialmente, os Aquabus farão o trajeto entre os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda. As embarcações têm capacidade para aproximadamente 60 passageiros sentados, com sistema de ar-condicionado e TVs de tela plana. Além disso, o novo sistema será acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para a navegação entre os bairros da cidade, os “Aquabus” contam com motores modernos e sistemas de GPS.

O valor da passagem será igual ao do transporte urbano. De acordo com a Prefeitura, o serviço será integrado aos ônibus da cidade por meio do Bilhete Único.

Os transporte aquaviários, conhecidos como “Aquabus”, foram abandonados em uma marina na cidade vizinha por mais de cinco anos, o que gerou a abertura de um processo judicial por parte da marina contra a Prefeitura de Ilhabela. A situação foi revertida e a previsão é que o sistema volte a funcionar “em breve”, de acordo com a gestão.

As primeiras embarcações a entrar em operação são chamadas de “Elpídio Sampaio” e “Edgar Lúcio”, em homenagem aos caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela. A terceira, com o nome Zé de Alicio, começa a operar em seguida, após o término das manutenções necessárias.

Veja fotos do Transporte Aquaviário “Aquabus”:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS