Nesta quinta-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de baixa umidade do ar para a região do Vale do Paraíba. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.
Leia mais notícias da região aqui
Os meteorologistas se preocupam com a umidade do ar porque ela representa uma variável meteorológica que pode afetar o organismo de todos os seres vivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
De acordo com o Governo Federal, quando a umidade fica entre 21% e 30%, a Defesa Civil pode decretar o estado de atenção. Caso o indicador caia mais, pode ser decretado o estado de alerta, que ocorre com umidade entre 12% até 20%, ou o estado de emergência, para índices abaixo dos 12%.
O aviso de perigo potencial é válido das 11h da manhã até às 19h da noite. Neste período, o instituto alerta para risco de incêndios florestais e queimadas, além de prejuízos à saúde.
A baixa umidade do ar provoca desconforto quase imediato, como ressecamento das mucosas, o que facilita crises de asma, alergia e risco de infecções.
Veja dicas para amenizar esses problemas:
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas entre 10h e 16h;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
- Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
- Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;
- Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.