RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inmet renova alerta laranja para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h na região

O alerta, que quer dizer “perigo”, indica que há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia. 

Inmet renova alerta laranja para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h na região
Foto: Divulgação/Cemaden

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã desta sexta-feira (25), um alerta laranja para chuvas intensas em todas as cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. O aviso agora é válido até 10h de sábado (26).

Leia mais notícias da região aqui.

O alerta, que quer dizer “perigo”, indica que há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Por causa da condição climática, o Inmet alerta para o risco alto de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações do Inmet

Segundo a corporação, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.

Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.

Alerta do Cemaden

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta nesta sexta-feira (25) para a possibilidade moderada de desastres naturais no estado de São Paulo, incluindo a região do Vale do Paraíba.

Segundo o órgão, as cidades na região podem registrar chuvas com pancadas de forte intensidade ao longo do dia. Por isso, há risco de pequenas inundações, enxurradas urbanas e alagamentos temporários, especialmente em áreas rebaixadas.

Além disso, o Cemaden também aponta risco moderado para deslizamentos de terra em municípios com áreas de encosta, como Campos do Jordão, devido ao volume acumulado de chuvas nos últimos sete dias e à previsão de novas precipitações nas próximas horas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS