O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã desta sexta-feira (25), um alerta laranja para chuvas intensas em todas as cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. O aviso agora é válido até 10h de sábado (26).
Leia mais notícias da região aqui.
O alerta, que quer dizer “perigo”, indica que há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
Por causa da condição climática, o Inmet alerta para o risco alto de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações do Inmet
Segundo a corporação, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Alerta do Cemaden
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta nesta sexta-feira (25) para a possibilidade moderada de desastres naturais no estado de São Paulo, incluindo a região do Vale do Paraíba.
Segundo o órgão, as cidades na região podem registrar chuvas com pancadas de forte intensidade ao longo do dia. Por isso, há risco de pequenas inundações, enxurradas urbanas e alagamentos temporários, especialmente em áreas rebaixadas.
Além disso, o Cemaden também aponta risco moderado para deslizamentos de terra em municípios com áreas de encosta, como Campos do Jordão, devido ao volume acumulado de chuvas nos últimos sete dias e à previsão de novas precipitações nas próximas horas.



