RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

INPE desenvolve satélite para prever eventos climáticos extremos em parceria com a China

Brasil e China desenvolvem satélite para prever eventos climáticos extremos
(Foto: Lucas Martins)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, está produzindo um satélite meteorológico capaz de prever eventos climáticos extremos. O aparelho será desenvolvido em cooperação entre Brasil e China.

Leia mais notícias da região aqui

Os governos dos dois países assinaram uma Declaração Conjunta de Intenções para o desenvolvimento do satélite CBERS-5, nesta quinta-feira (6), em Pequim, na China, durante a VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), principal instância a cooperação política entre os governos.

Satélite CBERS-5

O aparelho será capaz de produzir dados meteorológicos como a identificação de ciclones e fortes chuvas com ainda mais precisão, rapidez e eficiência. Ao contrário dos produzidos pelo Brasil anteriormente, este será um satélite meteorológico geoestacionário, ou seja, ele ficará em uma órbita específica sobre a Terra, acompanhando o movimento de rotação do planeta, permitindo a observação contínua de uma mesma região.

No caso do CBERS-5, a área de foco será o Brasil, fornecendo dados cruciais para a previsão do tempo e o monitoramento de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades, enchentes. Mas o desenvolvimento desta tecnologia representa um avanço significativo para a meteorologia e a observação climática, não só para o território brasileiro, como para os países da região e para a comunidade global.

“Nossa ideia é compartilhar os dados meteorológicos que vamos gerar com os parceiros chineses a todos os demais países interessados, com atenção especial à América Latina e ao Caribe. Podemos capitanear a partir do nosso novo satélite um centro latino-americano de previsões climáticas.”

Clezio De Nardin – diretor do INPE

Entenda como o satélite vai funcionar

Em entrevista à TV THATHI SBT, o pesquisador do INPE, Gilvan Sampaio, explicou como será o funcionamento do satélite CBERS-5 e como ele vai ajudar na prevenção de futuros desastres naturais. Assista no programa Jornal da TV Thathi, desta quinta-feira (6):

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.