INPE divulga edital para aquisição de novo supercomputador

SUPERCOMPUTADOR INPE
(Foto: INPE)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou o edital para a aquisição do sistema de supercomputação e armazenamento de dados de alta performance, na última quarta-feira (3). O novo supercomputador permitirá previsões mais precisas do tempo, além de colaborar com estudo da mudança do clima.

Leia mais notícias da região aqui

Os equipamentos serão instalados em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, onde está localizado o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE. De acordo com o edital, os fornecedores interessados em participar do processo deverão apresentar propostas técnicas, de preço e documentos de habilitação até 30 de julho.

A aquisição contempla entrega, operacionalização, transferência de conhecimento das tecnologias utilizadas, documentação e garantia da solução adquirida. A licitação é conduzida pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate).

A aquisição do supercomputador é considerada condição fundamental para o aprimoramento dos modelos numéricos, produtos meteorológicos e climáticos atuais, além do desenvolvimento de novos produtos que permitam simulações mais precisas, centrais para as previsões de tempo, clima e ambientais e para o estudo da mudança do clima.

Os produtos da modelagem numérica são úteis, por exemplo, para o agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, para o setor da saúde, à medida que podem ser usados para suportar programas operacionais para planejamento e controle de epidemias, e para o monitoramento de eventos severos, que requer modelos em alta resolução espacial para subsidiar o envio de alertas de curtíssimo prazo.

A nova estrutura computacional também permitirá a continuidade do desenvolvimento de modelagem do sistema terrestre. O Modelo Comunitário do Sistema Terrestre Unificado (Monan) terá o aspecto inovador de ser comunitário, podendo ser adotado por centros regionais ou estaduais como modelo operacional e por pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa em suas atividades.

O novo supercomputador permitirá ainda atualizar as capacidades do INPE para a geração de cenários de mudanças climáticas, que são utilizados nas Comunicações Nacionais do Brasil à Convenção do Clima, por exemplo. Outra contribuição brasileira será com os cenários globais de mudanças climáticas para o projeto internacional Coupled Model Intercomparison Project (CMIP) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS