As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 encerram nesta sexta-feira (7). Os interessados têm até as 23h59 para se inscrever pela Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais notícias da região aqui
Para realizar a inscrição, é necessário ter o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Para aqueles que não possuem isenção, a inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 85, que vence em 12 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX e cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança.
O mesmo prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
Prova
A prova vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, em unidades educacionais espalhadas pelo país. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Além de uma prova de redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Para que serve o Enem?
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Inep. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes