RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

INSS flexibiliza pedido de crédito consignado para beneficiados

INSS flexibiliza pedido de crédito consignado para beneficiados
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) flexibilizou uma restrição para a concessão de crédito consignado para quem se aposentar ou receber pensão do instituto a partir de 2 de janeiro de 2025. Os beneficiados poderão pedir crédito consignado nos primeiros 90 dias de pagamento no banco onde recebem o benefício.

Leia mais notícias da região aqui

A mudança foi publicada na Instrução Normativa do INSS no fim de agosto. Atualmente, novos aposentados e pensionistas não podem contratar crédito consignado nos 90 primeiros dias após a concessão do benefício. Com a flexibilização da regra, ele poderá desbloquear a operação de crédito, desde que seja no banco onde recebe o benefício.

A partir do 91º dia, o segurado pode pedir o crédito e fazer a portabilidade para a instituição financeira que ofereça juros mais baixos. A instrução normativa também estabeleceu que os procuradores dos aposentados e pensionistas não podem autorizar o desbloqueio das operações de crédito sem que o beneficiário emita “instrumento de mandato público” que autorize o representante legal a desbloquear a concessão.

Como liberar o crédito consignado?

O beneficiário ou o representante legal precisa liberar as operações de crédito consignado e o desconto em folha por meio do aplicativo Meu INSS, acessado com uma conta do Portal Gov.br. Após o login no aplicativo, o usuário deve buscar a palavra “empréstimo” e escolher a opção “desbloquear”, lendo atentamente as instruções.

Tradicionalmente, os bancos onde o INSS paga as aposentadorias, pensões e auxílios são escolhidos por meio do leilão da folha de pagamento. As concorrências são feitas por estados ou regiões a cada cinco anos.

O INSS orienta os segurados a manter os benefícios constantemente bloqueados, como meio de prevenir a ação de fraudadores que contratam operações de crédito consignado em nome de terceiros.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS