Inverno começa nesta quinta-feira (20); veja como será a estação

inverno 2024
(Foto: Julia Lopes/TV THATHI SBT)

A estação mais fria do ano começa nesta quinta-feira (20). O inverno entra oficialmente em cena, às 17h51, no hemisfério sul, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). A estação será composta por temperaturas acima da média e pouca chuva. O tempo também deve continuar com baixa umidade até o início da primavera.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação é marcada pelo período menos chuvoso na região sudeste do país. A redução das chuvas nesta época do ano acontece devido à persistência de massas de ar seco, que ocasionam a diminuição da umidade relativa do ar, o que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, e também de doenças respiratórias.

Além de uma menor incidência de radiação solar, o inverno é caracterizado pelas entradas de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, que deixam os termômetros abaixo dos 22ºC. Essa diminuição na temperatura pode ocasionar formação de geadas na região sudeste.

Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e neblinas, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

Temperaturas no inverno

inverno 2024
(Foto: Climatempo)

Segundo o Climatempo, o fenômeno La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, deve se desenvolver em meados de julho e de agosto. Porém, os efeitos do La Niña serão mais notáveis na primavera e no verão de 2024. 

O inverno deste ano será com temperatura acima da média em praticamente todo o país. Apesar da expectativa de mais episódios de passagem de ar polar do que no ano passado, a estação terá menos frio do que o normal até na Região Sul. As massas de ar frio devem ser mais frequentes entre agosto e setembro.

Um fator importante que vai contribuir para deixar o inverno menos frio do que poderia ser é o aquecimento dos oceanos. A temperatura vai ficar acima da média nos três meses da estação. As quedas mais bruscas de temperatura devem ocorrer no fim do inverno, entre agosto e setembro, quando a frequência de passagem de massas de ar frio será maior.

Cuidados com a saúde no inverno

Com a chegada do inverno, somos envolvidos por um cenário de ar fresco, noites mais longas e dias mais curtos. Junto ao período mais frio do ano, chega também desafios para a saúde. O tempo seco e frio pode impactar as vias respiratórias e pele, e adotar medidas de prevenção é essencial.

Veja dicas:

  • Mantenha-se hidratado;
  • Proteja-se do frio com roupas adequadas e evite exposições prolongadas ao vento gelado;
  • Fortaleça seu sistema imunológico com uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais;
  • Pratique atividades físicas regularmente para manter o corpo aquecido e saudável;
  • Esteja atento aos mais vulneráveis, como: idosos, crianças e animais domésticos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS