Nesta segunda-feira (3), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com sede em São José dos Campos, abriu inscrições para o Vestibular 2025. São 180 vagas para cursos de graduação gratuitos na área de engenharia. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 julho no site.
Leia mais: Colégio Embraer de São José abre 160 vagas; veja como se inscrever
De acordo com o edital do processo seletivo, a taxa de inscrição custa R$ 195,00. O período de solicitação para a isenção de pagamento da taxa foi encerrado.
Das 180 oportunidades, 144 vagas são destinadas à ampla concorrência e 36 aos candidatos cotistas, autodeclarados negros. Os estudantes podem optar por seguir carreira militar. Das 180 vagas, 40 são destinadas ao Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa (aluno optante à carreira militar). As outras 140 oportunidades são voltadas para candidatos que queiram atuar como civis.
Os cursos de graduação em engenharia do ITA têm duração de cinco anos. As especialidades oferecidas pelo instituto são: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia.
Requisitos para a inscrição
Podem se inscrever para o Vestibular do ITA 2025 candidatos de ambos os sexos, solteiros, que preencham os seguintes requisitos:
- ser brasileiro nato;
- não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2025, ano da matrícula para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA, que equivale a ter no máximo 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2024;
- ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano de 2024.
Processo Seletivo
O Concurso é constituído de três fases:
- Primeira Fase: Exame de Escolaridade, com prova no dia 13 de outubro, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química e Inglês.
- Segunda Fase: Exame de Escolaridade, com provas de 5 a 8 de novembro, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química, uma Redação e questões objetivas de Português;
- Terceira Fase: A Inspeção de Saúde.