A Prefeitura de Jacareí decretou estado de emergência e um alerta epidemiológico devido aos casos de dengue registrados na cidade neste ano.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o decreto, a cidade registrou alto número de notificações para quadros clínicos de dengue, o que caracteriza situação de epidemia.
O documento, publicado no dia 28 de fevereiro, autoriza a Prefeitura a “adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.
Além disso, a Secretaria de Saúde recebeu permissão para atuar no combate aos focos de risco ou de propagação, visando eliminar a possibilidade de novos casos na cidade.
O decreto também autoriza o realocamento de servidores públicos e prestadores de serviços da administração direta e indireta para atender às necessidades prioritárias da Secretaria de Saúde.
Procurada pelo Portal THMais, a administração municipal informou que publicou, em janeiro de 2024, “um decreto que declara o município em estado de Emergência e Alerta Epidemiológico em função do aumento significativo nos casos de Dengue. O novo decreto sobre o tema, disponível no Boletim Oficial da última sexta-feira, 28 de fevereiro, reafirma o estado conforme a análise da nova administração”.
Segundo o painel epidemiológico do Estado de São Paulo, desde o começo deste ano, Jacareí tem 850 casos confirmados de dengue, além de quatro mortes causadas pela doença.



