Uma jovem teve a bicicleta furtada na última sexta-feira (9) no Centro de Ubatuba. O crime aconteceu durante o horário comercial, na frente de um shopping, na rua Conceição, uma das mais movimentadas da cidade.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito se aproxima, corta o cadeado com uma ferramenta e vai embora com a bicicleta, sem demonstrar receio com os pedestres que passavam pelo local. Veja:
A vítima é vendedora em uma loja de um shopping e só percebeu que a bicicleta havia sido levada após encerrar o expediente.
“Eu fui destrancar minha bicicleta e percebi que ela não estava lá. Entrei em desespero. Achei que eu estava nervosa e não estava vendo ela, mas realmente tinham levado”, contou Eduarda Polidoro, de 18 anos.
Segundo ela, a primeira reação foi acionar a patroa, que foi ao local com a polícia. Os agentes informaram que, como o crime não foi em flagrante, não havia o que ser feito naquele momento. Um boletim de ocorrência foi registrado.
No fim de semana, a vítima e a patroa começaram uma busca por informações nas redes sociais e conseguiram descobrir o nome e o endereço do suspeito. Mesmo assim, a bicicleta ainda não foi encontrada.
Na segunda-feira (11), a patroa de Eduarda encontrou o homem na rua, em frente a uma padaria. Ele teria se aproximado pedindo um café. A comerciante chamou a polícia e entrou em contato com a vendedora.
“Ela me ligou desesperada: ‘Duda, estou com o cara aqui, fala pro Luiz vir agora, estou chamando a polícia’. Mas, quando os policiais chegaram, disseram de novo que não podiam fazer nada, porque ele não estava com a bicicleta e não foi pego em flagrante. Ele foi liberado na hora, nem chegou a ser levado para a delegacia”, relatou a jovem.
A vítima contou que o furto da bicicleta é mais um caso em meio a uma onda de crimes na cidade.
“É terrível. A gente vê casos em vários bairros. Tem gente entrando em comércio, em casa, e nada acontece. Se não pega na hora, a pessoa é liberada. Pode ter vídeo, pode confessar, pode ter testemunha. Nada é feito”, desabafa.
O furto aconteceu no Centro de Ubatuba, mas segundo a vítima, há relatos de crimes também em bairros como Perequê-Açu, Taquaral, Sumidouro e Lázaro.
“A cidade inteira tá assim. Principalmente à noite, ninguém se sente seguro para sair sozinho na rua”, completa.
O que diz a Polícia
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como furto na Delegacia Eletrônica e está sendo investigado pela Polícia Civil de Ubatuba. A pasta não comentou sobre a liberação do suspeito.



