Justiça impõe desocupação urgente das famílias do Morro do Fórum em Ubatuba

morro do fórum ubatuba
(Foto: Prefeitura de Ubatuba)

Uma decisão do Tribunal de Justiça impõe a desocupação urgente de todas as famílias e demolição das construções ilegais do Morro do Fórum, no bairro Estufa II, em Ubatuba. A medida foi publicada na última sexta-feira (24).

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o documento, “não há tempo necessário para discutir intervenções de obras de contenção para manter as casas onde estão submetidas a risco. Assim sendo, não resta outra solução a não ser a remoção imediata de todas as famílias da área, antes das próximas chuvas, preservando-se vidas”. A decisão foi expedida pelo juiz Dr. Diogo Volpe Gonçalves Soares, após análise do laudo feito pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

De acordo com a Prefeitura, a ação de desocupação e demolição das construções que integram a área estava agendada para acontecer nesta segunda-feira (27), no entanto, foi adiada para esta terça-feira (28).

A decisão, da última sexta-feira, foi em resposta a um pedido formulado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que solicitou a prorrogação do prazo de 30 dias para a desocupação da área, considerada de alto risco pela Defesa Civil.

Adiamento

De acordo com a Prefeitura, uma grande operação está sendo preparada para cumprir a decisão judicial que ordena a desocupação e a demolição das construções que integram a área do Morro do Fórum, localizada na Estufa II. A medida emergencial terá a participação de várias equipes do município e de policiais que interditarão a área entre esta segunda (27) e terça-feira (28).

A previsão é que cerca de 195 militares participarão da ação, com apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e de servidores de diversas Secretariais Municipais.

A prefeitura ressalta que até o momento anterior ao início da operação, os ocupantes ainda podem contar com o apoio municipal para retirar seus pertences com calma e tranquilidade, utilizando dos serviços de transporte gratuito para a mudança, seja para casa de familiares e amigos ou para o abrigo provisório no Ginásio de Esportes (Tubão) oferecido pela prefeitura.

O Morro do Fórum é uma área pública, considerada de alto risco pela Defesa Civil e que oferece perigo iminente às pessoas que ocupam o local, principalmente nestas épocas de fortes chuvas.

Moradores

Em contato com os moradores do Morro do Fórum, eles alegam que não houve conversa com as famílias e nem planejamento junto à Prefeitura para realocar os moradores. A Comunidade Jardim das Pedras informou que as famílias estão desesperadas e com medo da ação prevista para acontecer nesta terça-feira, por volta das 5h.

A Comunidade afirmou que cerca de 170 famílias vivem no Morro do Fórum atualmente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS