RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Litoral Norte registra 119 afogamentos em nove dias

afogamentos litoral norte
(Foto: Prefeitura de Ubatuba)

As ocorrências de afogamento no Litoral Norte foram divulgadas pelo GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) nesta quarta-feira (10). Nos primeiros nove dias deste ano, 119 ocorrências de afogamentos foram registradas nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Leia mais: Casal é resgatado de afogamento pelo Águia em Ubatuba

O município do litoral com o maior número de afogamentos é São Sebastião, com 69 ocorrências. A única cidade que registrou mortes nesse período foi Ubatuba, com duas vítimas fatais.

As estáticas foram contabilizadas do dia 1º de janeiro ao dia 9 de janeiro pelo GBMar do Litoral Norte. Confira o balanço em cada cidade:

Caraguatatuba:
Ocorrências de afogamento: 9
Vítimas salvas: 10
Prevenções: 12.165

São Sebastião:
Ocorrências de afogamento: 69
Vítimas salvas: 98
Prevenções: 32.190

Ubatuba:
Ocorrências de afogamento: 38
Vítimas salvas: 47
Óbitos: 2
Prevenções: 22.808.

Ilhabela:
Ocorrências de afogamento: 3
Vítimas salvas: 9
Prevenções: 1.610

Orientações

A temporada de verão atrai muitos turistas para as praias do Litoral Norte. Os casos de afogamentos costumam ficar mais frequentes nesta época, por isso, é necessário que o banhista tenha cuidado ao entrar no mar.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo é muito importante observar o local antes de entrar no mar, conversar com um guarda-vidas e, também, ficar atento às advertências sonoras do profissional.

O Corpo de Bombeiros orienta os turistas a ligarem previamente para o GbMar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Entre as principais recomendações estão: ficar atento ao mar e às sinalizações da praia; boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e podem ocasionar afogamentos; pedras e costeiras são sempre um risco potencial; álcool e mar não combinam; cuidado redobrado com as crianças na praia.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.