Mercúrio Retrógrado: astróloga explica tudo sobre esse momento!

mercúrio retrógrado 2023
(Foto: Nasa)

Do dia 23 de agosto até 15 de setembro, acontece um fenômeno famoso na astrologia e também nas redes sociais: o Mercúrio Retrógrado (MR)! Mas afinal, o que isso significa? A astróloga Nanda Aoki explica o que é a retrogradação de Mercúrio e como ele afeta as nossas vidas.

Mercúrio, o planeta ligado as comunicações, ficou retrógrado no signo de Virgem. De acordo com a astróloga, esse momento significa reavaliação. “Um período de reavaliar nosso trabalho, nossa saúde, os hábitos, atividades cotidianas e ver se essa rotina está saudável”, explicou.

Até setembro, o período de Mercúrio Retrógrado é um ótimo momento para refletir, rever ideias, projetos, comportamentos, fazer check-up no médico que deixou para depois, melhorar a alimentação, praticar exercício físico, observar a saúde mental e as escolhas diárias. Ou seja, esse é um momento de reflexão e revisão da própria vida e rotina, para realinhar o que for necessário e poder seguir em frente da melhor forma quando Mercúrio retornar ao movimento direto.

O que evitar durante Mercúrio Retrógrado?

Há quem coloque a culpa no Mercúrio Retrógrado quando algo dá errado durante esse período. Já que o planeta rege as comunicações, é comum que aconteça alguns problemas, como falhas em tudo que é ligado as comunicações, como mal-entendidos, atrasos, confusão mental, imprevistos, esquecer compromissos, defeitos em aparelhos eletrônicos, problemas com contratos, dificuldade nas compras e trocas, falhas em aplicativos e rede de internet.

Nanda Aoki passou uma série de dicas para passar pelo MR de forma leve. Confira:

  • Atenção na comunicação: escutar mais e falar menos!
  • Confirmar os compromissos mais de uma vez;
  • Ter mais paciência e cautela no trânsito;
  • Revisão no meio de transporte para evitar problemas;
  • Sair com antecedência para evitar atrasos;
  • Evitar marcar viagens e comprar passagens;
  • Evitar comprar eletrônicos (celulares, notebooks, televisão, etc);
  • Evitar assinar contratos (caso precise, revisar com mais atenção);
  • Paciência com a internet e aplicativos;
  • Colocar capinha e película no celular.

“É por isso que as pessoas colocam a culpa no Mercúrio Retrógrado, porque elas podem se atrasar, pode acontecer mal-entendido, e as pessoas não vão se entender tão bem nas conversas. Vai confundir datas e horários, e-mail que não chegou, mensagem não enviada, aquela coisa toda, e aí a gente fala: Ah é culpa de Mercúrio Retrógrado! E por conta disso, na internet nos últimos anos, a culpa do MR tem ganhando mais força”, contou Nanda.

Quais signos serão mais afetados?

Mercúrio rege o signo de Virgem e Gêmeos, por isso, pessoas com Sol, Lua, Ascendente e planetas nesses signos vão sentir mais essa retrogradação. Mas a astróloga explica que não é preciso se preocupar caso você seja virginiano ou geminiano: “Não é negativo, é um movimento natural que acontece várias vezes no ano, para que a gente possa sair do automático, fazer essa revisão e realinhar a rota para que a gente vá na direção do que a nossa alma realmente deseja”.

O que é a retrogradação de um planeta?

A astrologia explica que a retrogradação é um fenômeno em que um planeta aparentemente está se movimentando no sentido contrário em relação à Terra por causa de uma ilusão de ótica. “Há uma ilusão de ótica de que o planeta está andando para trás. Obviamente que isso não acontece de fato no sistema solar, mas como a astrologia é uma observação dos astros a partir da terra, temos essa sensação que o planeta está em marcha ré, por isso falamos que ele está retrógrado”, explicou Nanda.

Outros planetas passam pelo mesmo fenômeno, mas como Mercúrio gira mais rápido em relação aos outros, ele fica retrógrado mais vezes no ano, cerca de três a quatro vezes.

A próxima vez que Mercúrio fica retrógrado neste ano é entre 13 de dezembro a 2 de janeiro de 2024.

Memes de Mercúrio Retrógrado

meme mercúrio retrógrado
(Arte: Ricardo Scarpa)
meme mercúrio retrógrado
(Arte: Ilustra Gabs)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS