RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Moradores da CDHU fazem protesto em São Sebastião

Moradores da CDHU fazem protesto em São Sebastião
(Foto: Moradores da CDHU)

Moradores da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) de São Sebastião realizaram um protesto contra cobranças indevidas nas parcelas do financiamento dos imóveis no local. A manifestação aconteceu das 9h às 11h30 de sábado (9).

Cerca de 100 pessoas do CDHU Jaraguá se reuniram no bairro da Costa Norte, com cartazes e faixas, pedindo respostas ao governo de São Paulo. Os moradores alegam que o aumento no valor é abusivo, levando em consideração que a maioria das família recebem apenas o salário mínimo para se manter.

(Vídeo: Moradores da CDHU)

Eles reivindicam ainda o mesmo benefício disponibilizado aos moradores da Costa Sul, que perderam tudo por conta da tragédia no Litoral Norte em 2023, e tem acesso à casa própria de graça.

A CDHU informou por meio de nota, que as regras de financiamento de imóveis construídos foram criadas, pensando na renda de todas as famílias. Por isso, o valor se limita a 20% da renda familiar, sendo proporcional, inclusive, para as famílias de renda mais baixa. Complementou ainda que “no financiamento dos imóveis, não há cobrança de juros, apenas a reposição inflacionária pelo IPCA.”

Já em relação às casas entregues ás famílias da Costa Sul, a companhia disse que “a gratuidade de unidades em Maresias e Baleia Verde, foi concedida àquelas famílias que perderam suas casas em decorrência do temporal registrado no carnaval de 2023. É uma excepcionalidade no atendimento habitacional devido às circunstâncias extremas que fizeram as pessoas perderem seus bens de uma hora pra outra.”

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.