Moradores da CDHU fazem protesto em São Sebastião

Moradores da CDHU fazem protesto em São Sebastião
(Foto: Moradores da CDHU)

Moradores da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) de São Sebastião realizaram um protesto contra cobranças indevidas nas parcelas do financiamento dos imóveis no local. A manifestação aconteceu das 9h às 11h30 de sábado (9).

Cerca de 100 pessoas do CDHU Jaraguá se reuniram no bairro da Costa Norte, com cartazes e faixas, pedindo respostas ao governo de São Paulo. Os moradores alegam que o aumento no valor é abusivo, levando em consideração que a maioria das família recebem apenas o salário mínimo para se manter.

(Vídeo: Moradores da CDHU)

Eles reivindicam ainda o mesmo benefício disponibilizado aos moradores da Costa Sul, que perderam tudo por conta da tragédia no Litoral Norte em 2023, e tem acesso à casa própria de graça.

A CDHU informou por meio de nota, que as regras de financiamento de imóveis construídos foram criadas, pensando na renda de todas as famílias. Por isso, o valor se limita a 20% da renda familiar, sendo proporcional, inclusive, para as famílias de renda mais baixa. Complementou ainda que “no financiamento dos imóveis, não há cobrança de juros, apenas a reposição inflacionária pelo IPCA.”

Já em relação às casas entregues ás famílias da Costa Sul, a companhia disse que “a gratuidade de unidades em Maresias e Baleia Verde, foi concedida àquelas famílias que perderam suas casas em decorrência do temporal registrado no carnaval de 2023. É uma excepcionalidade no atendimento habitacional devido às circunstâncias extremas que fizeram as pessoas perderem seus bens de uma hora pra outra.”

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS