Moradores passam mal após vazamento de gás em indústria química de Taubaté

Um vazamento de gás causou mal estar, dificuldade de respirar e irritação na pele de alguns moradores de bairros próximos a Indústrias Químicas Taubaté (IQT), na noite desta quarta-feira (7), no bairro Vila Costa, em Taubaté. Algumas pessoas relataram nas redes sociais que tiveram que ir ao pronto socorro após o contato com o produto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores que se queixavam do mau cheiro vindo da fábrica. No local, foi constatado o rompimento de uma válvula de segurança que ocasionou o lançamento do gás na atmosfera. O vazamento foi contido e nenhum funcionário ficou ferido.

Segundo os militares, a substância que teria causado o incômodo nos moradores é o paraformaldeído, que, além de ser utilizada como matéria prima na indústria, também faz parte da composição de inseticidas e desinfetantes. O contato com os olhos e a pele pode causar irritação.

A Defesa Civil foi acionada, na manhã de hoje, para realizar uma vistoria no local.

A empresa divulgou uma nota a respeito do ocorrido e garantiu que a substância não é tóxica. Veja abaixo o esclarecimento na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A IQT – Indústrias Químicas Taubaté, informa que na data de ontem, por volta das 22h, houve uma ruptura em um disco de um dos reatores da empresa. O disco de ruptura é um equipamento de segurança que atua em qualquer eventualidade, garantindo que não haja riscos durante a produção. O produto em questão é a base de glicerina vegetal, utilizado na produção de vacinas veterinárias. A IQT possui todas as licenças dos órgãos competentes, inclusive o certificado de Boas Práticas de Fabricação da ANVISA, garantindo a segurança e eficácia dos produtos, dos funcionários e da comunidade ao entorno. A empresa imediatamente acionou as equipes de segurança. Prontamente foi verificado que, apesar do forte barulho, não houve qualquer tipo de problema grave. Nenhum funcionário ficou ferido. O Corpo de Bombeiros esteve na fábrica, conversou com os líderes do turno e verificou que não houve nenhum risco dentro ou fora da empresa. A IQT lamenta muito que o barulho possa ter assustado os moradores do entorno da fábrica e afirma veementemente que o mau cheiro produzido pelo evento não é tóxico. Tanto os nossos profissionais quanto a comunidade podem ficar tranquilos quanto às questões de segurança e de saúde. As atividades de produção foram paralisadas durante a madrugada e retomadas com total segurança, hoje, a partir das 6h. Taubaté, 08 de junho de 2023.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS