Moradores reclamam de “água branca” que saí da torneira na zona leste de São José

Após ficarem três dias sem abastecimento, moradores da zona leste de São José dos Campos reclamam de “água branca” que saí das torneiras com o retorno do serviço nesta quarta-feira (20). O abastecimento começou a ficar instável na madrugada do último domingo (17) e continuou até a noite de terça-feira (19).

Leia mais notícias da região aqui

Nos vídeos enviados para a reportagem da TV Thathi SBT pelos moradores do bairro Vila Monterrey, é possível ver a cor esbranquiçada da água, coloração fora do normal, já que o líquido costuma ser incolor.

Questionada sobre o problema no bairro, a Sabesp informou por meio de nota que o aspecto de “água branca” é causado pelas oscilações de pressão nas tubulações, que podem formar microbolhas e torná-la momentaneamente esbranquiçada, e que após pouco tempo, ela volta a ficar límpida. Explicou ainda, que essa característica não representa risco à qualidade da água nem à saúde. “A Companhia reforça que possui laboratórios de controle para monitorar constantemente a qualidade da água distribuída aos moradores de São José dos Campos”, informou.

A Sabesp informou também que vai encaminhar uma equipe ao endereço do morador que reclamou do problema, na Vila Monterrey, para realizar vistorias e testes na água.

Abastecimento na região leste

Sobre o falta de abastecimento que atingiu os bairros da zona leste por três dias, a Companhia explicou que aconteceu após uma tubulação ligada ao reservatório ser danificada por vândalos na madrugada do último domingo (17). Na manhã do mesmo dia, o reservatório central, que transfere água para a área leste ficou sem energia por mais de duas horas, em virtude da queda de uma árvore sobre a fiação elétrica.

Na terça-feira (19), a Sabesp executou reparos no sistema de bombeamento do reservatório que transfere água para a área. O reflexo dessas ocorrências, somadas ao calor intenso nos últimos dias e ao consumo elevado, dificultou a recuperação dos reservatórios e, causou interrupção temporária no abastecimento.

Os moradores relataram ainda, que o problema da falta de água é frequente no bairro, principalmente no verão. Sobre a frequência na falta de abastecimento, a Companhia não se manifestou.

Caso algum morador identifique alguma ocorrência no abastecimento de água, deve entrar em contato com a empresa nos canais de atendimento: telefone 0800 055 0195 (ligações gratuitas), pelo WhatsApp 11 3388-8000 ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

*Colaboração de Bianca Martins

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS