Fernando Sastre de Andrade Filho, que que dirigia o Porsche envolvido no acidente que matou um motorista por aplicativo, foi transferido para a Penitenciária II de Tremembé, no Vale do Paraíba, na madrugada deste sábado (11). De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o empresário deu entrada no “Presídio dos Famosos”, às 00h45.
O motorista do Porsche estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele se entregou na última segunda-feira (6), na 5ª Delegacia Seccional, na zona leste da capital paulista.
Fernando Sastre estava foragido desde que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo, na última semana. Ele é réu por homicídio doloso qualificado e lesão corporal gravíssima pelo acidente da madrugada do dia 31 de março, na avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo.
Os advogados do empresário entraram com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). No pedido, a defesa de Fernando de 24 anos, formada pelo escritório Marzagão & Camargo, alegou que a prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo é ilegal e desproporcional.
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, na terça-feira (7), o pedido de habeas corpus. Por maioria, os ministros do colegiado discordaram dos argumentos da defesa, afastando eventual ilegalidade ou desproporcionalidade da prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo na sexta-feira (3).
Motorista do Porsche envolvido em acidente que matou motorista de app
Fernando dirigia em alta velocidade quando a Porsche bateu no Sandero dirigido pelo motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos, na madrugada de 31 de março, na avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo.
Ornaldo não sobreviveu. Marcus Vinícius Machado Rocha, que estava com Fernando na Porsche, teve ferimentos gravíssimos e ficou na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 10 dias, além de perder o baço. Ele voltou a ser internado na segunda-feira (6), após complicações em decorrência de cirurgias sofridas.
“Presídio dos Famosos”
A Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado”, em Tremembé, no Vale do Paraíba, é conhecida como “presídio dos famosos”, por custodiar presos envolvidos em casos de grande repercussão nacional, como o ex-jogador de futebol Robinho, Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai, o ex-médico Roger Abdelmassih entre outros.
A SAP informou por meio de nota que Fernando Sastre de Andrade Filho, assim como todo preso que na Penitenciária II de Tremembé, cumprirá regime de observação de 10 dias em cela de 2mX4m, destinada para tal finalidade, com capacidade para duas pessoas.