Mulheres poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas a partir de 2025

Mulheres poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas a partir de 2025
(Foto: divulgação)

A partir de 2025, mulheres poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas do Brasil. A decisão foi anunciada por meio de um decreto publicado hoje no Diário Oficial da União.

Conforme as novas diretrizes, mulheres que completarem 18 anos poderão se apresentar para o alistamento entre janeiro e junho do ano em que atingirem a maioridade. Anteriormente, apenas mulheres que ingressavam em cursos de formação de suboficiais e oficiais tinham a possibilidade de servir nas Forças Armadas.

Leia mais notícias da região aqui

O processo de alistamento voluntário incluirá etapas como seleção, inspeção de saúde e incorporação. A incorporação começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para funções básicas. A desistência do alistamento pode ser feita até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar será obrigatório, e a militar estará sujeita às normas e penalidades previstas na legislação, incluindo multas e retenção do certificado de serviço militar.

As mulheres selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas, e o período inicial de serviço será de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme critérios estabelecidos. Assim como os homens, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e, após o desligamento, farão parte da reserva não remunerada das Forças Armadas.

*Texto de Letícia Silva supervisionado por Beatriz Plaça

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS