Nesta sexta-feira (9), parte de um prédio em construção desabou pela segunda vez no bairro Parque Residencial Flamboyant, zona sudeste de São José dos Campos. A primeira queda do muro aconteceu no dia 16 de julho.
De acordo com a Defesa Civil, houve queda parcial de mais uma fração do muro de arrimo da obra. Foi realizada vistoria técnica por agentes da Defesa Civil Municipal no local, e 10 moradias foram interditadas preventivamente para que seja realizada uma nova avaliação mais detalhada.
Cerca de quase 40 pessoas ficaram desalojadas, encaminhadas para hotéis da região, custeados pela construtora responsável pela obra. Não houve registro de pessoa ferida.
Em nota, a construtora Emplanej informou que a reconstrução do muro de arrimo segue avançando por etapas para preservar a segurança da operação. Equipes da construtora estão realizando os trabalhos e também monitorando o local, que permanece isolado para ações necessárias.
“A base da nova estrutura já recebeu a instalação de 35 estacas. Durante a recuperação da área, podem ocorrer pequenas movimentações de terra”, explicou a empresa.
A construtora disse ainda que a Defesa Civil esteve novamente no local e não constatou que imóveis vizinhos tenham sido diretamente afetados. Entretanto, orientou a cautela preventiva da desocupação de cinco casas, de modo que os trabalhos sejam desenvolvidos com total segurança. A construtora ofereceu estadias em um hotel para as famílias e um espaço pet para animais de estimação.
A Emplanej lamentou os transtornos causados pelo incidente.