RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mutirão de dívidas reúne bancos para negociação com consumidores

Mutirão de dívidas reúne bancos para negociação com consumidores
foto|divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) inicia, a partir de 1º de março, mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O evento, que acontece duas vezes por ano desde 2019, oferece uma chance única para quem busca condições mais vantajosas na renegociação de dívidas com bancos e instituições financeiras.

Neste ano, cerca de 160 instituições bancárias participam da ação, oferecendo aos consumidores a possibilidade de quitar dívidas com descontos, parcelamentos facilitados e melhores condições de refinanciamento. As modalidades de crédito mais comuns no programa incluem dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos.

Leia mais notícias da região aqui

Durante todo o mês de março, os consumidores poderão negociar suas pendências diretamente com as instituições financeiras ou, se preferirem, por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Para isso, basta entrar em contato com o banco ou financeira e informar que deseja participar do Mutirão da Febraban. A partir daí, o processo de renegociação será facilitado, com condições exclusivas.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons estaduais. Também conta com o apoio do Banco Central, que disponibiliza a plataforma Registrato, onde os consumidores podem consultar suas dívidas no sistema de empréstimos e financiamentos das instituições financeiras. Para acessar esse serviço, é necessário ter uma conta no portal Gov.br.

Como participar

O primeiro passo é entrar em contato com o banco ou a financeira onde a dívida foi contraída, utilizando os canais oficiais de atendimento da instituição. Ao informar o desejo de renegociar a dívida através do Mutirão, o consumidor poderá consultar as condições oferecidas, como prazos, descontos e taxas de juros.

Se o consumidor estiver de acordo com os termos, o próximo passo é formalizar o acordo por meio da assinatura do contrato de renegociação. A Febraban também destaca a importância de consultar as informações no site Meu Bolso em Dia, onde é possível encontrar detalhes sobre os canais de negociação e um passo a passo completo para participar da ação.

Canais de negociação alternativos

Além das negociações diretamente com as instituições financeiras, o Feirão Limpa Nome, em parceria com a Serasa, também oferece uma oportunidade de resolver pendências financeiras. O evento permite que o consumidor renegocie suas dívidas de maneira prática e segura. As agências dos Correios também oferecem atendimento físico, permitindo que os consumidores visualizem suas dívidas e fechem novos acordos de forma presencial.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS