Nadadora de Ubatuba é expulsa das Olímpiadas de Paris

Nadadora de Ubatuba é expulsa das Olímpiadas de Paris
(Foto: Reprodução/Instagram)

A nadadora brasileira, Ana Carolina Vieira, foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, neste sábado (27). Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a atleta, que nadava em Ubatuba quando mais nova, cometeu atos de indisciplina.

Leia mais: Brasil sobe no pódio três vezes nos Jogos Olímpicos de Paris

O COB recebeu um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que a nadadora e outro atleta da natação, Gabriel Santos, teriam deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26). Ainda foi informado que a a decisão foi tomada em comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O comitê também afirmou que Ana Carolina contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação, de forma desrespeitosa e agressiva. Por isso, enquanto o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência, ela recebeu a pena de desligamento da delegação, retornando imediatamente ao Brasil.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, a atleta Ana Carolina Vieira não nasceu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, mas iniciou na natação na cidade, ainda pequena. Depois voltou a morar em São Paulo, capital.

Nadadora de Ubatuba é expulsa das Olímpiadas de Paris
(Foto: Reprodução/Instagram)

Leia a nota do COB na íntegra:

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.

Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente”.

Nadadora se defende nas redes sociais

Nadadora de Ubatuba é expulsa das Olímpiadas de Paris
(Foto: Reprodução/Instagram)

Em um vídeo postado nas redes sociais, a nadadora negou a má conduta alegada pelo COB e disse que precisou ir às pressas para o aeroporto, deixando os equipamentos para traz. Ela disse ainda que foi instruída a fazer uma denúncia nos canais do comitê, mas não acredita que o problema seria resolvido. “Como eu vou entrar em contato com os canais do COB, se eu já fiz uma denúncia de assédio dentro da seleção e nada foi resolvido.” disse a atleta.

Na última sexta-feira (26), a atleta Ana Vieira postou fotos em sua rede social em frente à Torre Eiffel junto com seu companheiro. Esses registros teriam sido o motivo inicial da sua expulsão dos Jogos Olímpicos.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS