O combate ao incêndio na Serra da Bocaina, em Bananal, chegou ao nono dia consecutivo nesta quinta-feira (18). Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a maioria dos focos de incêndio que continuam ativos estão localizados na crista da montanha.
Leia mais notícias da região aqui
No momento há duas aeronaves de asa rotativa atuando no combate, uma da Casa Militar e outra da Fundação Florestal. As aeronaves iniciaram o combate aéreo para auxiliar a equipe do Corpo de Bombeiros, que está trabalhando para apagar as chamas em terra.
O foco de incêndio no local começou na tarde do dia 11 de setembro e de acordo com a última atualização divulgada pelo Corpo de Bombeiros, as chamas já atingiram pelo menos uma área equivalente a 920 campos de futebol. Ainda não se sabe a causa do incêndio.
Mapa de risco de incêndio
O Mapa de Risco de Incêndio, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação, foi atualizado nesta quinta-feira (19). O Vale do Paraíba voltou a ficar entre as regiões em situação de alerta vermelho nos próximos dias.
Veja os mapas de risco de queimadas para os próximos dias:
Distribuição de água
O Governo de São Paulo, por intermédio do Fundo Social de São Paulo, irá distribuir 215 mil garrafas de água aos 60 municípios mais impactados pelos incêndios, onde a qualidade do ar se encontra em níveis críticos, representando um risco à saúde da população. No Vale do Paraíba, as cidades de Bananal e São Luís do Paraitinga irão receber a ajuda humanitária.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Vitor Hugo Fróes