Uma nova onda de calor deve atingir a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte a partir desta quinta-feira (9) até segunda-feira (13). Com previsão de máximas de 39ºC e umidade do ar em torno de 30%, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial.
Leia mais notícias da região aqui
A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente e seco que afeta a maior parte do Brasil. A previsão é que o calor intenso se mantenha até a próxima segunda, mas o cenário pode se estender. A Defesa Civil recomenda atenção a áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado.
Previsão do tempo
A onda de calor será intensa nas cidades do Vale do Paraíba. Os termômetros devem marcar 40ºC no Litoral Norte. Já em São José dos Campos e região, a temperatura pode chegar a 39ºC.
Cuidados no calor extremo
A chegada dessa nova onda de calor associada a baixos índices de umidade do ar podem causar problemas de saúde e exigem hidratação, já que as temperaturas ficam em torno de 5ºC acima da média durante este período.
A Defesa Civil orienta a população a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados. As autoridades também recomendam o uso do protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação.
As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos.