Número de pessoas desaparecidas aumenta 34% no Estado de SP

REPRODUÇÃO/TV THATHISBT

Em 2022, o número de pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo aumentou 34% em um ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). No ano de 2021 foram registrados 19.219 casos.

No ano passado o número atingiu 25.681 de desaparecidos. Já em São José dos Campos foram registrados 130 desaparecimentos no mesmo período.

O universitário Leonardo do Prado Moreno, de 22 anos, faz parte da estatística. Há quase um mês, a família busca pelo jovem que desapareceu em São José. Ele está desaparecido desde o dia 23 de dezembro.

Amigas planejam buscas por Leonardo no próximo domingo. Isabella da Silva Alves, de 22 anos, é a autora do post que fez o ‘caso Leonardo’ viralizar nas redes sociais / Foto: REPRODUÇÃO/TV THATHISBT

Amigas do rapaz estão organizando um mutirão de buscas para procurar o jovem pelo Parque da Cidade, na zona norte de São José dos Campos, durante o próximo domingo (22).

A organização conta com um grupo no aplicativo WhatsApp para facilitar a troca de informações sobre as buscas. Até o momento, mais de 250 participantes fazem parte do grupo. O número atual, porém, ‘inclui curiosos de vários cantos do estado de São Paulo e do país’.

Responsável por coordenar o mutirão, Jéssica Brito, de 25 anos, falou sobre a posição de liderança no ato.

“É o mínimo que posso fazer por ele. [Ele é] um irmão pra mim”, comentou a jovem, uma das melhores amigas de Leonardo.

Buscas

Última foto de Leonardo antes do desaparecimento; ele entra no Parque da Cidade em São José dos Campos /Foto: DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL

Jéssica explicou que as equipes serão divididas em duas: a da manhã, que vai operar a partir das 10h30, e a da tarde, que buscará por Léo a partir das 13h.

O ponto de encontro de ambas as turmas será a entrada principal do parque, que fica de frente para a avenida Olivo Gomes, em Santana.

A organização reforça que ‘toda e qualquer ajuda voluntária será bem-vinda’. Vale lembrar que a ação será feita em paralelo à investigação da Polícia Civil.

Quem também faz parte da organização das buscas é Isabella da Silva Alves, de 22 anos, a autora do post que fez o ‘caso Leonardo’ viralizar nas redes sociais e atingir a repercussão, que ainda continua.

Orientações

A 4ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) orienta para o registro imediato do boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou via internet, por meio da Delegacia Eletrônica.

Na Capital as investigações são feitas pelo DHPP pelos setores de Homicídios das Delegacias Seccionais de Polícia. Já no Interior, as apurações são de competência das Delegacias de Investigações Gerais (DIG).

Edição: Nayara Francesco

RELACIONADAS: Caso Leonardo: Polícia Civil divulga relatório sobre buscas

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS