Uma operação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), em conjunto com a Polícia Civil, cumpre mais de 20 mandados de busca e apreensão contra pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que atua em São José dos Campos e Jacareí. A ação acontece nesta terça-feira (19).
Leia mais notícias da região aqui.
São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária nas duas cidades e na capital paulista. Durante a manhã, os agentes já haviam prendido seis pessoas e apreendido armas e R$ 200 mil em espécie.
De acordo com o divulgado pelo MP-SP, a ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua nas cidades e é suspeita de crimes como usura, extorsões, lavagem de dinheiro e financiamento do tráfico de drogas.
A suspeita começou após as autoridades descobrirem que o grupo tem diversos imóveis, empresas e veículos de luxo que não são compatíveis com os rendimentos legais dos reais proprietários.
As investigações apuraram ainda que os criminosos extorsões para cobrar os devedores e tomavam todo o patrimônio das vítimas. Existe ainda a suspeita de que, com o dinheiro, a organização criminosa promovia o financiamento do tráfico de drogas.