Operação da PF investiga grupo criminoso por fraudes bancárias à Caixa

fraudes bancárias pf sjc
(Foto: PF)

Nesta terça-feira (28), a Polícia Federal iniciou uma operação, em São José dos Campos, para desarticular grupo criminoso que pratica fraudes bancárias que geraram prejuízo milionário à Caixa Econômica Federal.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com a PF, a investigação da operação JW, iniciada pela Delegacia da Polícia Federal em São José, teve como base informações fornecidas pela Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias, com o objetivo de reprimir fraudes bancárias eletrônicas, com apoio das polícias civis e instituições bancárias, através da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Na ação de hoje, cerca de 40 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo/SP, nas cidades de São Bernardo do Campo/SP (4), Santo André/SP (1), Sorocaba/SP (1) e Florianópolis/SC (1).

Com o aprofundamento do trabalho investigativo, a PF descobriu um esquema criminoso totalmente digital, que invade o sistema de segurança da Caixa Econômica Federal e faz transferências de valores para contas de terceiros, de forma não autorizada, por meio de pagamento de boletos falsos. Ao todo, foram identificadas 21 contas vítimas, de onde os valores foram ilegalmente retirados e distribuídos em 29 contas beneficiárias, localizadas em 10 estados brasileiros.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado mediante fraude, cujas penas podem somar mais de 10 anos de prisão.

Posicionamento Caixa

A CAIXA atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação de casos suspeitos e na prevenção das fraudes bancárias.

As informações relacionadas aos casos suspeitos de fraude e as ações realizadas pela área de segurança da CAIXA para investigar e coibir fraudes possuem caráter sigiloso, sendo repassadas apenas às autoridades policiais e de controle, tendo em vista risco de comprometimento de investigações criminais em andamento. 

O banco ressalta que aperfeiçoa constantemente os critérios de segurança, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes.

Adicionalmente, esclarecemos que a CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS