PF apura desvios em verba para merenda escolar em Ubatuba

(Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal realizou uma operação, na manhã de hoje (24), para investigar possíveis fraudes na contratação de merenda escolar de alunos da rede municipal de Ubatuba.

Leia mais notícias da região aqui

Segundo a Polícia, a ação é um desdobramento das denúncias feitas contra a ex-prefeita Flávia Pascoal (PL), cassada pela Câmara dos Vereadores, em maio deste ano, por, supostamente, favorecer empresas da própria família na licitação para o fornecimento de pães à merenda escolar da cidade.

A operação denominada de ”Pão e Circo”, envolveu 110 policiais e cumpriu 26 mandados de busca e apreensão, sendo 24 em Ubatuba, 1 em Natividade da Serra e 1 em São José dos Campos. A Polícia Federal ainda não informou o resultado da operação.

Além dos mandados, a Justiça concedeu o pedido de afastamento de sete funcionários públicos suspeitos de participar do esquema. Eles estão proibidos de acessar e frequentar as dependências dos órgãos públicos municipais.

(Foto: Polícia Federal)

Início das Investigações

A investigação começou em março de 2023, quando os policiais identificaram possíveis irregularidades no processo licitatório que favorecia duas empresas contratadas pela prefeitura de Ubatuba para fornecer alimento às escolas municipais. O contrato previa o repasse de R$ 15.853.247,00 aos fornecedores. De acordo com o inquérito na Polícia Federal, houve indícios de crimes de fraudes no processo de licitação e associação criminosa. A pena para os investigados pode chegar a 14 anos de prisão.

Durante o processo de apuração dos fatos, a ex-prefeita Flávia Pascoal (PL) foi alvo de um processo disciplinar na Câmara dos Vereadores e, em consequência disso, teve o mandato cassado.

A Prefeitura Municipal de Ubatuba informou através de nota que o prefeito Márcio Maciel (MDB), que ocupou a cadeira após a saída da ex-prefeita, está acompanhando o trabalho da PF, além de estar colaborando com as diligências e fornecendo acesso a documentos, físicos e digitais, solicitados pelo órgão investigador.

A produção da Tv Thathi SBT entrou em contato com a assessoria da ex-prefeita Flávia Pascoal, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

*Matéria em atualização.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS