A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (7), a Operação King Kong para apurar possíveis crimes ambientais relacionados à posse de animais silvestres. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, incluindo em uma clínica veterinária, nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, além de São Paulo. Um homem é investigado.
Leia mais notícias da região aqui.
O alvo principal da investigação foi um morador de Jacareí, que tinha como posse um macaco chamado de “Nick”. De acordo com a Delegacia Seccional de São José dos Campos, as diligências foram feitas por equipes do 1º, 4º e 7º Distritos Policiais, com apoio da Polícia Ambiental, por determinação do Juizado Especial Criminal da comarca.
Segundo a polícia, o investigado foi ouvido por videoconferência, acompanhado de advogado, já que possui restrição judicial para deixar a comarca. Ele apresentou documentação relacionada aos animais, que segue sob análise da Polícia Ambiental.



Durante a operação, em uma clínica veterinária de São José dos Campos, foram apreendidos temporariamente um papagaio, que está em tratamento, e um gambá-de-orelha-preta, recolhido para posterior reintegração à natureza. Em outro estabelecimento, foram encontradas uma cobra píton e uma lagartixa-leopardo, ambas com documentação regular.
Já em um imóvel no bairro Buquirinha II, também em São José dos Campos, a Polícia Ambiental localizou uma arara-canindé, cuja situação ainda está sendo analisada em conjunto com o Ibama. Nas demais cidades alvos da operação, nada de irregular foi constatado.
O caso segue em investigação com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).


Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



