O outono começou às 00h06 desta quarta-feira (20). A estação será de chuva intensa no Vale do Paraíba, em razão da passagem de uma frente fria na região Sudeste, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Último dia do verão: calor e chuva continuam na região
O fenômeno chegará no estado nesta quinta-feira (21) e provocará chuva intensa e queda das temperaturas a partir de sexta-feira (22). A mudança será tão significativa que na quinta-feira a temperatura máxima pode chegar aos 32°C, já na sexta-feira não passa dos 22°C. Esta frente fria criará linhas de instabilidade que trarão chuvas generalizadas para toda a região.
O primeiro fim de semana do outono será de chuva forte e temperaturas mais baixas do que as registradas nas últimas semanas, quando uma onda de calor atingiu todo o estado.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), a expectativa é que o final do mês de março e início do mês de abril tenha condição para pancadas de chuva isoladas. No entanto, a partir da 2ª quinzena do mês de abril o clima ganhará características típicas da estação, com tempo mais seco e temperaturas mais amenas.
No entanto, os termômetros não cairão tanto, em razão do fenômeno El Ninõ, que ainda terá influência na região. Os atuais modelos meteorológicos indicam um outono com período de transição, pois, mesmo com o final do El Niño, a atmosfera ainda sentirá os efeitos deste fenômeno, isso porque ela demora um pouco para responder ao final ou começo de um El Niño ou La Niña.
O outono é uma estação que representa a transição entre o verão e o inverno, marcada por dias mais curtos, temperaturas mais amenas e diminuição do período de chuvas.
Prevenção e cuidados com as chuvas fortes
Com o cenário de chuva forte previsto para o próximo fim de semana, a Defesa Civil recomenda que as pessoas não entrem em áreas alagadas ou tentem atravessar pontos com enxurrada.
Em caso de queda de raio, o ideal é que busquem abrigo em edificações e evitem falar ao celular. As áreas de encosta possuem o risco de deslizamentos de terra, com isso, é importante que os moradores fiquem atentos aos sinais que antecedem o desastre, como rachadura nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperradas ou postes e árvores inclinados.
Com a possibilidade de ventos fortes é importante atenção com queda de árvores. Os principais cuidados são evitar estacionar ou parar ao lado de árvores. Caso ela caia sobre o veículo, o ideal é permanecer dentro do automóvel e ligar para a Defesa Civil imediatamente.