O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 2,3 bilhões na economia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat).
Leia mais notícias da região aqui
O montante é 9,4% maior do que o pago no ano passado. A pesquisa aponta ainda que a queda na taxa de desemprego e os postos de trabalho criados com carteira assinada contribuíram para o aumento.
De acordo com a entidade, o levantamento foi feito com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
As projeções envolvem apenas trabalhadores celetistas, ou seja, funcionários públicos não são contabilizados no cálculo.
O Sincovat acredita que o dinheiro do 13º é dividido pelos trabalhadores em três partes: consumo, pagamento de dívidas e o restante vai para reserva financeira e/ou investimento.
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga, obrigatoriamente, no dia 29 de novembro, já que o último dia do mês será no sábado.