Pantera Negra é novo morador do Selva Viva em Taubaté

Pantera Negra é novo morador do Selva Viva em Taubaté
(Foto: Projeto Selva Viva)

O Projeto Selva Viva, em Taubaté, ganhou um novo morador neste mês de março. Um macho de pantera negra do cerrado, o Zulu, que nasceu no Instituto Onça Pintada, em Mineiros, cidade do Estado de Goiás.

A pantera negra possui um olhar intenso e profundo, que chama muito a atenção de quem vê as imagens. A coloração do animal é causada por uma mutação genética que altera a cor da pelagem, conhecida como melanismo.

Mas pantera negra não é a espécie do Zulu, na verdade, ele é considerado uma onça-pintada. Pantera é somente o nome popular de todos os felinos do gênero Panthera, como os leões, tigres, leopardos e onças. Portanto a pantera negra não é uma espécie, mas sim um indivíduo destes felinos que apresenta melanismo. Se olhado de perto, é possível ver as pintas na pelagem do animal. Veja a foto:

(Foto: Projeto Selva Viva)

Essa mudança do Zulu para o projeto de Taubaté faz parte do plano de conservação desta população extremamente ameaçada. O Selva Viva já recebeu, no ano passado, uma onça-pintada fêmea: a Suri. Leia a matéria especial sobre a onça em nosso portal.

(Foto: Projeto Selva Viva)

Agora o casal de onças-pintadas, Suri e Zulu, poderão garantir a manutenção e a recuperação desta linhagem. Além de promover a educação ambiental sensibilizando a população a conhecer, valorizar e preservar a biodiversidade.

Veja a reportagem especial sobre a pantera negra Zulu, no Jornal da TV Thathi:

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS